quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Arte Românica.! ♥


Com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.

Com o passar dos anos, os artesãos da corte de Carlos Magno levou os artistas a superarem o estilo ornamental da época das invasões bárbaras e redescobrirem a tradição cultural e artística do mundo greco-romano. Na arquitetura esse fato foi decisivo, ois levou, mais tarde, à criação de um novo etilo para a edificação, principalmente das igrejas, que recebeu a denominação de Românico.

A arte românica, desenvolveu-se desde o século XI até o início do século XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período, cuja representação típica são as basílicas.


As características mais significativas d arquitetura românicas são a utilização da abóbada, dos pilares maciços que as sustentam e das paredes espessas com aberturs estreitas usadas como janelas.

As abóbadas das igrejas eram de 2 tipos: a abóbada de berço e a abóbada de arestas.




A primeira coisa que chama a atenção nas igrejas românicas é o seu tamanho. Trata-se de um estilo essencialmente clerical. A igreja tornou-se a única fonte de encomendas de trabalhos artísticos depois do enfraquecimento da vida da corte. Durante a Idade Média haviam muitas peregrinações e, com isso, várias igrejas foram construídas ao longo dos caminhos como o de Santiago de Compostela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário