quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Simótica

A partir deste post iniciaremos uma série de estudos e imagens sobre os simbolos em várias áreas. Como a minha área de domínio é a Ciencia da Religião, me deterei mais especificamente nos simbolos religiosos: Cristãos, pagãos, Wicka, dentre outros além de sociedades secretas.

O termo símbolo, com origem no grego súmbolon, designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade. O “símbolo” é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.).

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objecto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual. A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário